TRATAMENTOS E TERAPIAS

Home / TRATAMENTOS E TERAPIAS

TRATAMENTOS E TERAPIAS

As unidades de medicina física e reabilitação do grupo One Clinics contam com uma equipa de Médicos, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Técnicos de Saúde, com vasta experiência e altamente qualificados na área da Fisioterapia, prestando um amplo serviço de Tratamentos e Terapias.

O Grupo One Clinics permite que cada cliente seja avaliado por uma equipa especializada na recuperação de lesões e patologias dos diferentes foros de intervenção.

Após avaliação médica e definição do programa de reabilitação, segue-se a intervenção por parte dos fisioterapeutas e técnicos, que irão executar os tratamentos para uma recuperação funcional e melhoria da qualidade de vida do cliente.

A Acupuntura é uma técnica de Medicina Chinesa aplicável a todas as idades, que utiliza a inserção de agulhas especiais, em pontos precisos da superfície corporal que estimulam o próprio organismo a desencadear reflexos que percorrem o corpo, restabelecendo o equilíbrio e a circulação energética.

A Cinesioterapia Corretiva Postural consiste em garantir um equilíbrio entre a estrutura óssea e neuro-muscular, de forma a corrigir a postura através do exercício físico terapêutico.

É destinada a todas as pessoas que apresentem alterações posturais e de atitude (cifoses, lordoses, escolioses), ou que pretendam preveni-las, promovendo uma melhoria da sua condição física e qualidade de vida.

Drenagem linfática manual consiste na aplicação de técnicas específicas com o objectivo de eliminar e prevenir linfedemas (Primários e Secundários). Esta é uma patologia muitas vezes associada a intervenções cirúrgicas, como mastectomias, ou outras cirurgias oncológicas.

A Electroterapia consiste na aplicação de correntes eléctricas e electromagnéticas, com finalidade terapêutica sendo utilizada em diversas casos, tais como: controlo da dor aguda e crónica, redução de edemas, redução de espasmo muscular, reeducação e fortalecimento muscular, entre outras patologias.

A Oneclinics dispõe da mais recente tecnologia de aparelhos de Electroterapia: Ultra sons, Ondas curtas, Magnetoterapia, sistema INDIBA, Laserterapia, entre outros.

A Fisioterapia tem como objetivo preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade dos órgãos, sistemas ou funções. Utiliza-se de conhecimentos e recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psicológicas, físicas e sociais para promover uma reabilitação que visa no seu essencial a melhoria da funcionalidade e qualidade de vida do utente.

A RPA (reabilitação perineal ativa) consiste na avaliação específica e detalhada do utente, seguida de um plano de tratamento aplicando a electroestimulação e o biofeedback, através de um sistema computorizado aumentando a consciencialização e a contração muscular efetiva e eficaz do períneo.

A introdução da GAH (ginástica abdominal hipopressiva) visa complementar o tratamento através da reprogramação da faixa abdominal e do pavimento pélvico caraterizada por um conjunto ordenado de exercícios posturais rítmicos realizados em hipopressão.

A combinação destas 2 técnicas propostas potenciam o sucesso da reabilitação das patologias associadas às disfunções perineais – incontinência urinária – promovendo reequilíbrio funcional do pavimento pélvico e faixa abdominal, o bem-estar físico, psíquico, sexual e social do utente.

A fisioterapia respiratória ou cinesiterapia respiratória, incide nas incapacidades respiratórias agudas ou crónicas (como DPOC’s ) de adultos, crianças ou bebés(bronquiectasias, etc).

Esta especialidade promove a função respiratória normal através da libertação das secreções que causam a obstrução das vias aéreas ou aumento das capacidades ventilatórias.

As Terapias de Ginásio atuam na identificação, prevenção, reeducação, e reabilitação de incapacidades originadas por disfunções físicas. Estas disfunções podem ser do foro funcional, músculo-esquelético, cardiovascular, respiratório, neurológico, osteoarticular e reumatológico. As técnicas são escolhidas a partir da análise e avaliação do movimento e da postura tendo como objetivo desenvolver a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Treino de Abdominais Treino de Abdominais consiste num conjunto de exercícios específicos para a região abdominal desenvolvidos por um Fisioterapeuta. Tem como principal objetivo o fortalecimento desses músculos, contribuindo para uma melhor postura e uma melhoria da condição física geral, diminuição da dor lombar e proteção de lesões da coluna vertebral.

A Hidroterapia é uma forma terapêutica de utilização da água, que baseia os seus benefícios na sua ação dinâmica e térmica.

A Fisioterapia utiliza diferentes combinações de exercícios na água quente e fria, tornando a sua utilização, tanto em piscinas quanto em banheiras terapêuticas, um dos recursos mais utilizados por fisioterapeutas.

Pelas suas propriedades físicas, além de proporcionar conforto e relaxamento, esta terapia tem um forte contributo na melhoria da força, mobilidade e qualidade de vida.

A utilização da ecografia para a orientação das infiltrações e punções aspirativas permite em simultâneo individualizar a lesão ou a região a intervir, enquanto se controla em tempo real o movimento da agulha.

A Massagem terapêutica consiste na manipulação dos tecidos moles com fins terapêuticos, e implica a utilização de técnicas específicas, tendo como principais benefícios a diminuição do edema, maior flexibilidade muscular, eliminação de tensão muscular e alívio da dor.

A Mesoterapia consiste na infiltração localizada de um conjunto de fármacos no tratamento de algumas lesões e tem como objetivo obter um efeito anti-inflamatório e analgésico.

O Pilates Clínico é uma forma de treino da estabilização dinâmica desenvolvida por Fisioterapeutas a partir do método Pilates original.

Esta terapêutica é indicada para todas as pessoas que desejem praticar uma atividade física sem impacto e com altos benefícios. Indivíduos com ou sem dor, com alterações da postura ou diminuição da flexibilidade, que procurem reeducar, reequilibrar e reforçar o seu corpo.

DEDUTÍVEL EM DESPESAS DE IRS (SAÚDE)

Preparação Para o Nascimento
É um curso destinado ao casal que quer receber o seu bebé com toda a tranquilidade e segurança, ajudando a superar as questões ou desconfortos que esta fase possa trazer, apoiando e informando tanto a mulher como o casal.
O curso é composto por 10 sessões, 1x/semana cada sessão, devendo ser idealmente iniciado a partir da 25/28 semana. São abordados temas como:

  • Estratégias de alívio dos desconfortos inerentes à gravidez
  • Lista para a maternidade
  • Respiração, relaxamento e posições de alívio da dor
  • Sinais de parto
  • Diferentes tipos de parto
  • Massagem da grávida
  • Amamentação
  • Cuidados com o bebé
  • Cuidados com a mãe no pós-parto
  • Papel do pai

Pós-Parto
A recuperação pós-parto é um programa baseado no acompanhamento da amamentação e cuidados do bébé, contendo exercícios adaptados às necessidades desta fase.
Contribui para melhorar a força muscular, a resistência e a postura, potenciando a recuperação abdominal e a recuperação pélvica (prevenção incontinência urinária entre outras), melhorando a autoconfiança e a autoestima, contribuindo para a prevenção/recuperação da depressão pós-parto.

COMPARTICIPAÇÃO A 100% PELO SNS

A Pressoterapia é uma técnica de drenagem mecânica, ligada a um sistema de compressão de ar que realiza ciclos intermitentes de compressão/descompressão sequencial favorecendo a reabsorção de fluidos acumulados no espaço intersticial. É, essencialmente, um tratamento exclusivo de desintoxicação, por meio de uma eficaz drenagem linfática, e ajuda a promover as funções do corpo fazendo uma revitalização e oxigenação do tecido magro que contribui para redefinir pernas, abdómen, braços, e melhorando ou evitando uma má cicatrização.

A Reabilitação Muscúlo-esquelética destina-se a pessoas com patologias ou disfunções associadas ao aparelho locomotor (tendinopatias, entorses osteoarticulares, luxações, fraturas, roturas musculares, etc).

Está também ligada á reabilitação pós cirúrgica deste tipo de patologias como são por exemplo os casos das miniscectomias, ligamentoplastias e colocação de prótese.

Tem como principal objetivo recuperar a funcionalidade, contribuindo para a sua autonomia e para o seu bem-estar físico, emocional e social.

A Reabilitação Neurológica visa melhorar o desempenho nas atividades da vida diária e consequentemente a qualidade de vida dos utentes que têm patologias neurológicas como Parkinson, Alzheimer ou Esclerose Lateral Amiotrófica ou sequelas de lesões provocadas por Acidentes Vasculares Cerebrais(AVC). Pretende-se que estes doentes se tornem o mais autónomos e independentes possível.

A intervenção consiste na interação entre o Fisioterapeuta, a pessoa e o ambiente que o rodeia, onde a facilitação do movimento visa a integração da função, pretendendo-se a estimulação do Sistema Nervoso de forma a reeducar e integrar os movimentos básicos do nosso dia-a-dia, por forma a ir ao encontro das maiores preocupações de cada indivíduo.

Para tal, o Fisioterapeuta tem também como função ensinar a família que o acompanha sobre a melhor forma de realizar diversas tarefas no domicílio em segurança e com menor esforço (ex. higiene pessoal, entrar/sair do carro, entre outros).

O Grupo Oneclinics orgulha-se de apresentar Técnicos de elevado nível técnico e ampla experiência na reabilitação pediátrica centrada nas necessidades da criança e da família, prevenindo, habilitando e reabilitando no âmbito da saúde, da educação e da acção social.

As nossas áreas de intervenção são as lesões neurológicas (como paralisia cerebral, miopatias, neuropatias), doenças neuro-musculares, patologia osteoarticular congénita, traumática e reumatológica, respiratória (como bronquiolites, síndromes restritivos) e alterações posturais (como torcicolo congénito, escolioses).

A Terapia da Fala é aplicada em crianças, jovens, adultos e idosos. Os adultos geralmente podem necessitar de terapia da fala após um acidente vascular cerebral ou episódio traumático que altere a sua capacidade de usar a linguagem. Nas crianças, geralmente pretende-se atingir determinadas metas decorrentes de atrasos no seu desenvolvimento.

Realizamos prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiração, deglutição e voz. A comunicação engloba todas as funções associadas à compreensão e à expressão da linguagem oral e escrita, assim como as formas apropriadas de comunicação não-verbal.

A Terapia por Ondas de Choque é uma solução inovadora não-invasiva para a dor músculo-esquelética crónica, recomendada para pacientes que não tiveram sucesso com métodos tradicionais de tratamento.

É um método de tratamento, que utiliza ondas mecânicas de alta pressão, para o tratamento de diversas condições musculoesqueléticas.

É indicado para as seguinte patologias: síndrome do ombro doloroso; epicondilite, dor na lombar, dor no tendão de Aquiles, tendinopatias, trigger points (pontos de gatilho)

O principal benefício é o rápido alívio da dor e restauração da mobilidade articular.

A Terapia Ocupacional é o tratamento de condições de saúde que afetam o desempenho das pessoas em qualquer fase da vida através do envolvimento em atividades significativas, com o objetivo de lhes proporcionar o seu máximo nível de funcionalidade e de independência nas atividades da vida diária.

O terapeuta centra-se na realização de atividades, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como conduzir um automóvel ou gerir uma empresa.

Consiste na aplicação através de infiltração articular de um fármaco que tem como base o ácido hialurônico, substância natural encontrada no líquido sinovial. Este medicamento atua essencialmente como lubrificante da articulação promovendo e facilitando a sua funcionalidade.