Lombalgia ou dor lombar

LOMBALGIA OU DOR LOMBAR

Fisioterapia na Lombalgia / Dor Lombar

A lombalgia ou dor lombar, ocorre na parte inferior da coluna vertebral e na região lombar, sendo cada vez mais uma realidade atual e frequente na população, afetando tanto a faixa etária adulta como mais jovem. Existem vários fatores que podem contribuir e desencadear a dor lombar, sendo o mais comum as alterações posturais, consequência das más posturas assumidas diariamente, tais como, o sentar, o deitar, o levantar e a realização de atividades no dia a dia, tanto no trabalho como no lazer e que envolvam ou não o carregamento de cargas.

Outros fatores como a presença de hérnia discal, artrose, o sedentarismo, a obesidade, o envelhecimento, fatores genéticos, questões emocionais, entre outros, podem ser de igual forma consideradas como causas para o desenvolvimento de lombalgia.

A dor lombar, pode ser aguda ou crónica, dependendo do tempo da presença dos sintomas e pode indicar um problema grave na coluna vertebral. Para além da presença de dor, a lombalgia pode alterar a mobilidade e limitar os movimentos normais realizados pela coluna vertebral, mais especificamente os que ocorrem na região da coluna lombar.

Para além da realização de terapia mais adequada e prescrita pelo clínico, a prática regular de exercício físico é considerada como uma das melhores formas de intervenção para quem apresenta dor lombar, como também pode ser considerada como forma de prevenção.

Contudo, é fundamental conhecer quais os exercícios mais indicados que podem ser realizados para melhorar a sintomatologia, pelo que a sua realização deverá ser orientada por um profissional da área que o ajude na execução segura dos exercícios.

Nas clínicas de Medicina Física e de Reabilitação da One Clinics poderá encontrar uma equipa de profissionais que o orientem para o tratamento mais indicado e o ajudem na realização de exercícios terapêuticos e de correção postural.